Notícia
REME
Vereador propõe implantação de assistência psicopedagógica na Reme
13/05/2019

Fonte: Camara Municipal de Corumbá

A implantação de assistência psicopedagógica em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) foi sugerida pelo vereador João Mário, por meio de um Projeto de Lei apresentando durante sessão da Câmara de Corumbá.

A proposta, conforme o representante do Poder Legislativo corumbaense, visa diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, tendo como enfoque o educando e as instituições de Educação Infantil, assim como o Ensino Fundamental.

João Mário, em sua justificativa, citou que o psicopedagogo terá um papel importante nos processos de construção do conhecimento, além de favorecer a aprendizagem daqueles que precisam desenvolver competências e que, muitas vezes, não conseguem fazê-lo só com a ajuda dos professores, bem como detectar, prevenir e intervir em problemas de estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“É um profissional com olhar diferenciado para as defasagens, mas que visa principalmente formar e orientar os professores. O seu trabalho na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas”, observou.

Lembra ainda que com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica está ganhando espaço nas instituições de ensino, principalmente no que se refere à avaliação do aluno, e na identificação dos problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, quando necessário, para outros profissionais, psicólogo, fonoaudiólogo e neurologista, principalmente, visando um diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador
 

 

Deixe seu comentário
Comentário padrão, código aqui

Grupo Pantanal de Comunicação - Corumbá - MS