Notícia
DOAÇÃO DE SANGUE
Campanha de doação de sangue ganha apoio da população e militares das Forças Armadas
05/07/2019

Fonte: Diario Corumbaense

Nem mesmo a queda na temperatura desanimou os corumbaenses, que acordaram bem cedo nesta sexta-feira, 05 de julho, para participarem da campanha de doação de sangue e medula óssea que acontece no Núcleo Hemoterápico de Corumbá. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e o Hemosul, segue até  este sábado (06).

 

 

 
Uma das primeiras a fazer o cadastro e esperar na fila, a dona de casa, Ana Paula Ribeiro, disse que essa é a terceira vez que doa sangue. “Fiquei sabendo que teríamos a campanha e vim logo cedo fazer a minha parte. Tenho a consciência de que uma bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas. É muito importante esse ato e essa é a terceira vez que estou doando sangue”, afirmou ao Diário Corumbaense.

 

O mesmo fez a técnica de enfermagem, Maria Teresa Aguilar. “Sempre estou doando, ainda mais por atuar na área da saúde e saber de fato a importância de que o sangue doado salva vidas, não é uma apenas, mas sim, várias. Por isso é importante sempre participar e não apenas em campanhas, mas durante o ano todo”, reforçou.

 

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Bolsas de sangue após serem coletadas, seguem para Campo Grande; depois da sorologia o estoque é repassado aos municípios

Responsável pelo setor de captação de doadores de sangue do Hemosul, Joana Léa Rodrigues, ressaltou a importância da campanha e também pediu aos doadores do sangue tipo O-, para que compareçam no Núcleo Hemoterápico de Corumbá.

 

“Nosso estoque desse tipo de sangue está bem baixo e precisamos que pessoas desse tipo sanguíneo venham fazer a doação. A campanha tem a prioridade de reforçar o banco de sangue, ou seja, o estoque, para podermos repassar a todos os municípios e, claro, o mais importante, sabemos que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse enfatizando a importância também da doação de medula óssea.

Ainda conforme Joana, a presença de muita gente logo nas primeiras horas do dia surpreendeu e a expectativa é coletar pouco mais de 200 bolsas de sangue.

“Todas as bolsas coletadas seguem para Campo Grande, onde será feita a sorologia e de lá, o sangue é repassado aos municípios do Estado e, inclusive, Corumbá, já que nesse período do ano, férias escolares e inverno, temos baixa procura e os estoques não são suficientes. Atendendo o Hemosul, outros municípios também serão atendidos”, ressaltou.

Apoio das Forças Armadas

A campanha, além da população, também ganhou reforço das Forças Armadas, por meio dos militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e do 3° Grupamento dos Bombeiros.

 

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Militares também reforçaram a doação de sangue em Corumbá

O militar da Marinha, Alan Rúver, reforçou a importância da campanha realizada em Corumbá. “Sempre doei sangue no Rio de Janeiro, e hoje, quando soube, me coloquei à disposição, pois sei da importância e no dia a dia sempre há uma pessoa necessitando de sangue”, contou.

 

“É a consciência de salvar vidas. Sei o quanto é importante essa bolsa de sangue. Acordei cedo e vim fazer a minha contribuição”, completou Caio Luvize, também da Marinha.

Quem pode e como doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

É importante que o doador esteja bem alimentado, não fazendo jejum antes da coleta. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todo o material utilizado é individual e descartável.

A doação acontece no Núcleo Hemoterápico de Corumbá, nesta sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h, e no sábado das 07h às 11h. O endereço é rua Colombo, nº 1250, entre a 15 de Novembro e a 7 de Setembro, no Centro. O telefone para contato é o (67) 3232-2470.

 

Deixe seu comentário
Comentário padrão, código aqui

Grupo Pantanal de Comunicação - Corumbá - MS