Notícia
BIOMETRIA
Procura por cadastramento biométrico está abaixo da média; prazo não deve ser prorrogado
02/08/2019

Fonte: Diario Corumbaense

A procura pelo cadastramento biométrico obrigatório está abaixo da média em Corumbá e Ladário neste primeiro mês. Dos 61.380 eleitores de Corumbá, só 19.141, ou seja, 31,18% já realizaram o processo e de Ladário, dos 11.733 eleitores, até agora apenas 3.231(27,54%) fizeram o cadastramento iniciado em 1º de julho. O prazo final é 31 de outubro deste ano.

 

Em Corumbá, são 42.239 eleitores que não procuraram a Justiça Eleitoral para realizar o processo, o que corresponde a 68,82% do total. “As pessoas precisam ficar atentas porque não haverá um novo prazo e nem há previsão de extensão do horário de atendimento. Quem não fizer o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado”, alertou o chefe do Cartório da 7ª Zona Eleitoral, Anselmo Nina Junior. 

Ainda conforme ele, a procura está abaixo da média e o movimento no Cartório, geralmente ocorre no início do expediente, que é das 12h às 18h. “Nossa expectativa era atender uma demanda de 420 pessoas por dia, porém, estamos atendendo pouco mais de 50% da nossa meta diária que é em torno de 220 eleitores, sendo que o maior movimento é na hora que iniciamos o expediente, que ainda há filas”, destacou ao Diário Corumbaense.

Para atender os eleitores, servidores do Cartório Eleitoral têm o apoio de militares do Exército, Marinha, servidores das Prefeituras de Corumbá e Ladário, das Câmaras Municipais e estagiários. 

Situação em Ladário é a mesma

 

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Em Corumbá, mais de 42,2 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico

Em Ladário, uma sala de atendimento foi montada ao lado da agência bancária, na Avenida 14 de Março para atender as demandas, porém, a chefe de cartório da 50ª zona eleitoral, Eduarda de Sá Lucena, também informou que a procura está abaixo da média estimada, que é de 120 eleitores. São feitos 110 processos de cadastramentos por dia e faltando três meses meses para o término do processo obrigatório, ainda restam 8.502 dos 11.733 eleitores que devem procurar o cartório na cidade.

 

“Apesar de o prazo ser até o dia 31 de outubro, lembramos que em Ladário a sala conta com quatro pessoas para fazer o cadastramento biométrico e se deixarem para a última hora, isso vai gerar aglomeração e não teremos capacidade para atender a demanda”, afirmou Eduarda de Sá. O horário de expediente naquela cidade é diferenciado, das 07h às 13h.

O cadastramento

Ao se deslocar até a sede da dos Cartórios da 7ª e 50ª Zonas, o eleitor deve estar munido de documentos originais e cópias e um comprovante de residência, com prazo máximo de seis meses atrás.

Ao todo, em 2019, o cadastramento biométrico obrigatório será feito em dezoito cidades de Mato Grosso do Sul. Somado, o eleitorado dessas localidades corresponde a 532.567 pessoas, divididas em quatro etapas. Em Corumbá, são 58 locais de votação, 274 seções. Ladário tem 44 seções.

O comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento da biometria é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil.02

Deixe seu comentário
Comentário padrão, código aqui

Grupo Pantanal de Comunicação - Corumbá - MS